sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 357/?

 

À procura da VERDADE nos Evangelhos

Evangelho segundo S. JOÃO – 51/?

 – “«Se o mundo vos odiar, sabei que Me odiou primeiro a Mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que é dele. Mas o mundo odiar-vos-á porque não sois do mundo, pois Eu escolhi-vos e tirei-vos do mundo. Lembrai-vos do que vos disse: ‘Nenhum empregado é maior do que o seu patrão. Se Me perseguiram a Mim, perseguir-vos-ão também a vós; se guardardes a minha palavra, guardarão também a vossa palavra. Far-vos-ão tudo isto por causa do meu nome, pois não reconhecem aquele que Me enviou.»” (Jo 15,18-21)

– O mundo!… Será a sociedade das injustiças, dos corruptos, do ódio, do não-amor ao próximo? - Aceitemos que sim. Mas nunca entenderemos - alguém entenderá? - porque é que vindo Jesus salvar o mundo, com a tal mensagem de… AMOR, o mundo O tenha odiado, O tenha matado, não tenha aceite de braços abertos tal mensagem pois assim alcançaria a vida eterna na bem-aventurança do Céu… Que falta de força a de Jesus, ou da sua mensagem, ou do Pai que O enviou que não conseguiu tal intento!

Falta de força inadmissível em… Deus, está claro!

Pior! Que Jesus reconheça tal “falhanço” e o apregoe, embora como que “desculpando-Se” dizendo que só aceita a sua mensagem quem não é do mundo…, não é fugir às responsabilidades? Não é o mundo o que Ele veio salvar? Se tirou os discípulos do mundo… e vão ser odiados e certamente perseguidos e mortos, quem poderá salvar-se, fazendo parte do tal mundo? Sejamos realistas, práticos e… olhemos à nossa volta! Quem pensa na mensagem de Jesus Cristo? Os que se dedicam à caridade? À recolha de donativos para os pobres deste mundo? Os que dão esmola? Os que rezam ou… enchem as igrejas ou fazem peregrinações a santuários? Os que ainda permanecem enclausurados em conventos? Os que se dedicam ao ministério das suas igrejas? Afinal, não parece nada fácil saber quem é o mundo e quem é a outra parte! Se quisermos, a parte que vai para o inferno e a parte que se salva…

– E os pobres e os oprimidos, com que meios ganham o… Céu? Já que não têm “meios” para fazer o tal amor ao próximo, ganham o Céu se manifestarem tal desejo quando, um eventual dia, tiverem com que ajudar? E os que não tiverem nunca tal dia, vão assim direitinhos para o Céu, tendo apenas sido “servidos” pela caridade alheia?

– “Eu escolhi-vos e tirei-vos do mundo”. “Escolher” foi real porque Jesus chamou os discípulos, mesmo o desgraçado do Judas…;“tirar do mundo” é que deve ser simbólico pois significa que os livrou de serem perversos, injustos, amantes do poder e das riquezas terrenas…

– Perseguir, odiar, matar… por causa do nome de Cristo, que o mesmo é dizer da sua mensagem de amor e de paz… é tão inconcebível!… Pois não deveria o amor gerar amor, a paz gerar a paz naqueles que tal mensagem escutassem? Porque tem efeitos contrários de ódio e de guerra? Bem precisávamos de mais este milagre de Jesus que, afinal não o soube ou não o pôde fazer, nem para Si nem para os discípulos que realmente foram perseguidos, torturados e mortos por pregarem Jesus Cristo…

– Não se compreende é porque Jesus justifica tal rejeição com o facto de o mundo não ter reconhecido aquele que O enviou: o Pai. Se Jesus nunca tivesse falado no Pai, acaso o Pai teria feito falta à força da sua mensagem, apoiada na força das suas obras?

Que acrescentou o Pai a Jesus Cristo? Apenas uma tremenda confusão de dependência que não é dependência, de uma filiação que não se entende, de um Pai que ama e que tortura um Filho…, Filho que não faz a sua vontade mas a do Pai que O enviou, não podendo a sua vontade ser diferente da do Pai…

Que confusão, Santo Deus! Que confusão!

2 comentários:

  1. Passou-se mais um 13 de Outubro. Mais uma vez Fátima se encheu de crentes. E, embora Fátima seja um logro total - como provámos aqui, em meia-dúzia de textos, no ano de 2012 - é interessante ouvir o testemunho dos peregrinos que se dizem reconfortados e felizes ao entrarem no recinto e ao dizerem adeus à virgem na despedida.. Acho que por isso, vale a pena tal logro! Viva a emoção de se ser crente!

    ResponderEliminar
  2. Realmente, o que interessa verdadeiramente ao Homem? Homem que, pertencendo ao Tempo, nascido no Tempo, tem forçosamente de desaparecer no Tempo? E desaparecer sem deixar rasto? Como se, afinal, nunca tivera existido? Tal como os nossos antepassados: pais, avós, bisavós...?
    É que só temos esta vida. Outra não nos será concedida. A dado tempo, no seu devido tempo, o nosso Eu chegará ao fim. E... para sempre!
    Nada então nos interessa; apenas, usufruir desta oportunidade única o melhor possível, sendo felizes da maneira que nos der mais jeito, seja ser crentes na Virgem, nos santos ou no tal Deus de Amor que dizem ser o de Jesus Cristo..., seja sendo realistas, racionalistas, não acreditando em nada do que as religiões nos "vendem" como Verdades ou a VERDADE ABSOLUTA, quando não passam de puras invenções da fantasia de alguns ditos iluminados!
    É isso: vamos ser felizes, da melhor maneira que soubermos ou pudermos! Enquanto há vida!...

    ResponderEliminar