domingo, 7 de julho de 2019

Onde a verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 224/?


À procura da VERDADE nos Evangelhos

Evangelho segundo S. MATEUS – 20/?

– “Eu Te louvo, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. (…) Meu Pai entregou-Me tudo a Mim. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aquele a quem o Filho O quiser revelar.” (Mt 11,25-27)
– Mais uma vez Jesus se assume claramente como Filho de Deus. As relações entre tal Pai e tal Filho é que nos são completamente escondidas! Depois, sendo Filho de Deus e portanto Deus com o Pai, porquê “tudo” foi necessário entregar e passar de Pai para Filho? E porquê insistir no seu direito de só revelar o Pai a quem Ele quiser? A verdade é que nunca O revelou a ninguém… Então, para quê este aparato de… exclusividade?
Ainda: Louvando o Filho, o Pai e sendo Eles um só, não se estaria a louvar a Si mesmo?
O que é certo é que, a não compreender tantas coisas, não estaremos, infelizmente, no rol dos pequeninos, mas dos sábios e inteligentes que, apesar de toda a sua ciência, parecem não entender nada do divino!… Ou, talvez que por “inteligentes e sábios” Cristo se queira referir aos doutores da Lei e sumos sacerdotes… que sobrecarregavam o povo com Leis e normas do Templo e do… pecado!
Ou, talvez, mais um inútil – para a mensagem divina que Jesus quereria transmitir - enigma!
Enfim – e perdoem-nos mais esta heresia! - Deus-Pai sai mais humanizado do que divinizado deste contexto: Ele esconde… Ele revela… Ele entrega… Ele quer… Onde estarão realmente aqui, com Jesus Cristo, as fronteiras entre o humano e o divino? Onde?… – De certeza, mais uma pergunta sem resposta…
– “Vinde a Mim todos os que estais cansados e oprimidos e Eu vos darei descanso. Juntai-vos a Mim e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas vidas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11,28-29)
– As palavras envolvem-nos de ternura… Talvez uma vida simples, sem preocupações, sem ambições terrenas mas apenas celestiais… talvez fosse a melhor forma de vida… E assim, entender-se-ia porque a “carga é suave e o fardo é leve”… Talvez!… Porque a realidade não nos permite tal vida, nem se compadece com lirismos de aves que não semeiam ou lírios que não tecem…
Depois, Cristo dar-nos-á certamente o descanso no Céu… Mas o Céu, continuamos sem saber onde é, como se alcança, e quando o teremos. Por isso… não sabemos porque é suave a carga e leve o fardo… Haverá fardo mais pesado do que este de nada entender claramente e de não ter certezas absolutas sobre a vida eterna que Cristo apregoa mas não credibiliza com provas?

Sem comentários:

Enviar um comentário