domingo, 14 de janeiro de 2018

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Antigo Testamento (AT) - 161/?


À procura da VERDADE em EZEQUIEL 
2/13

- “Ele disse-me: Criatura humana, põe-te de pé que Eu vou falar 
contigo. (…) Então, pude ouvir Aquele que falava comigo. Ele 
disse-me: Criatura humana, vou mandar-te a Israel, a esse povo 
rebelde que se rebelou contra Mim. (Ez 2,1-3)
- Não deixa de ser interessante este tête-à-tête de Ezequiel com 
Deus. Pura retórica literária? Puro simbolismo? Ou algum real 
contacto com o divino, através de uma visão? O que é certo é que 
o “povo eleito de Javé”, tal como mais tarde com Jesus Cristo, não 
reconheceu Javé ou contra Ele se rebelou… Não foi grande escolha 
a de Javé! Aliás, refere logo de seguida:
- “Têm cabeça dura e coração de pedra.” (Ez 3,7)
- Então, porque os escolheste? Não haveria por esse mundo fora, 
melhor do que tal povo? Ou - como já dissemos inúmeras vezes – 
todo leva a crer que foram eles que se auto-elegeram, não havendo 
nenhuma escolha-manifestação de Deus, o Deus vivo de Jesus 
Cristo que se revelará bem diferente deste Javé, sempre ardendo 
em ira ora contra Israel que peca ora contra os inimigos de Israel 
porque o atacam.
- “As broas de cevada que comeres, serão cozidas sobre fezes 
humanas, à vista de todos. E Javé completou: É desta forma que 
a casa de Israel comerá alimento impuro no meio das nações por 
onde a espalhei. Então, eu disse: Ah! Senhor Javé, eu nunca me 
contaminei! Desde pequeno, nunca comi carne de animal morto 
de morte natural ou despedaçado por alguma fera. Até agora, 
carne estragada nunca entrou na minha boca. Javé respondeu-me: 
Está bem. Para cozeres o teu pão, deixo que uses bosta de vaca em 
vez de fezes humanas.” (Ez 4,12-15)
- Seja qual for o simbolismo deste texto, não deixa de ser 
repugnante! Não encontrou melhor Ezequiel para pôr na boca de 
Javé? Aliás, que diferença faria serem fezes de humanos ou de 
vacas? O repugnante da cena é tão sem sentido que difícil se torna 
concebe-la como inspirada!…
- “Só assim derramarei a minha ira, vou satisfazer a minha 
indignação contra eles e Me darei por satisfeito. E quando tiver 
derramado a minha ira contra eles, então ficarão a saber que Eu, 
Javé, falei, porque sou ciumento.” (Ez 5,13)
- Há quanto tempo não ouvíamos falar da ira de Javé?! E do 
seu ciúme face ao culto dos outros deuses?! Mas… não são 
castigos a mais aqueles que Javé dá ao seu “povo de cabeça 
dura e coração de pedra”? Aliás, como castigariam os outros 
deuses os seus devotos e crentes?…
- “Vou fazer vir contra vós a espada, para destruir os vossos 
lugares altos. Os vossos altares ficarão destruídos (…) Eu farei 
com que os vossos habitantes, feridos pela espada, caiam diante 
dos vossos ídolos imundos. Porei os cadáveres dos israelitas 
diante desses ídolos (…) Quando no meio de vós começar a cair 
gente morta pela espada, ficareis a saber que Eu sou Javé. (…) 
Então reconhecerão que Eu sou Javé, quando começarem a 
aparecer as vítimas da guerra no meio dos seus ídolos imundos.” 
(Ez 6)

- Parece uma luta, não entre teístas e ateus, mas entre um Javé 
ciumento e os ídolos que cativam as crenças do povo. Porquê? 
Não se deviam condenar apenas as desumanidades que o 
Homem em nome de Deus, Javé, ou qualquer outro deus, 
praticava, como o sacrifício de crianças para aplacar a ira desses 
deuses? Não é, ou não deveria ser, a religião - o ligar-se com o 
deus da sua devoção - a única verdade que deveria interessar a 
Javé e aos seus inspirados, tais os profetas? Toca o ridículo 
profundo esta luta titânica entre Javé e os ídolos. Incompreensível, 
simplesmente!

Sem comentários:

Enviar um comentário