terça-feira, 14 de junho de 2016

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Antigo testamento (AT) - 101/?

À procura da VERDADE 
nos LIVROS SAPIENCIAIS e POÉTICOS

CÂNTICO DOS CÂNTICOS – 3/4

Os apaixonados continuam elogiando-se, cativando-se:


- “Vem, (...) noiva minha, (…) e entra comigo (…)
   Roubaste o meu coração (…) com um só dos teus olhares (…)
   Como os teus amores são belos (…)
   são melhores do que o vinho
   e mais fino que os outros aromas
   é o odor dos teus perfumes.
   Os teus lábios são favos de mel a escorrer (…)
   Tens leite e mel sob a língua
   e o perfume dos teus vestidos
   é como a fragrância do Líbano.” (Ct 4,8-11)
Amante completamente perdido!… Enfeitiçado! Comentar é estragar 
o enlevo.
- “Desperta, vento norte! Aproxima-te, vento sul! Soprai no meu 
jardim para espalhar os (…) perfumes. Entre o meu amado no meu 
jardim e coma dos seus frutos saborosos!”
- “Já entrei no meu jardim (…) noiva minha, colhi a minha mirra e 
o meu bálsamo, comi o meu favo de mel, bebi o meu vinho e o meu 
leite.” (Ct 4,12-16 e 5,1)
Comeu, bebeu e… viu que era bom, pois exclama, delirante: “Comei 
e bebei, companheiros, embriagai-vos, meus caros amigos!” (Ct 5,1)
- “Eu dormia,
   mas o meu coração velava
   e ouvi o meu amado que batia:
   Abre, minha irmã, minha amada,
   pomba minha sem defeito! (…)
   Já despi a túnica
   e vou vesti-la de novo? (…)
   O meu amado mete a mão
   na fenda da porta:
   as entranhas estremecem-me,
   a minha alma ao ouvi-lo, desmaia.
   Ponho-me de pé
   para abrir ao meu amado:
   as minhas mãos gotejam mirra (…)
   Abro a porta ao meu amado,
   mas o meu amado já se tinha ido…” (Ct 5,2-6)
Porquê se fora embora o amado? Não chegou até ele o perfume 
do corpo sem túnica da sua amada? Ou o amor é assim feito 
de encontros-desencontros, tendo de haver sofrimento no mesmo 
amor?!
- “O meu amado é branco e rosado (…)
   A sua cabeça é ouro puro (…)
   Os seus olhos… são pombas
   à beira de águas correntes (…)
   As suas faces são canteiros de bálsamo (…)
   Os seus lábios são lírios (…)
   Os seus braços são torneados em ouro (…)
   O seu ventre é um bloco de marfim (…)
   As suas pernas, colunas de mármore
   O seu aspecto (…) altaneiro como um cedro
   A sua boca é muito doce…
   Todo ele é uma delícia! (…)
   Eu sou do meu amado
   e o meu amado é meu (…) (Ct 5,10-16 e 6,3)”

Não há dúvida: o amado é o mais belo dos homens aos olhos da 
sua amada… apaixonada!

Sem comentários:

Enviar um comentário