segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Uma verdadeira história de Natal

Aconteceu neste Natal de 2010. Uma amiga profundamente católica. A crise instalou-se nos seus ouvidos através das massacrantes vozes dos Media, crise que está lançando centenas de milhar para o desemprego e para a fome. E resolveu: se era católica – melhor, cristã! – deveria seguir a Cristo em que acredita. E seguindo-O, não deu prendas a ninguém, substituindo-as por um cartãozinho apenas, com os dizeres: “O dinheiro do teu presente foi para...”. E não se ficou pelo Natal: abdicou da passagem de ano com os amigos – duas noites num qualquer hotel – onde iria gastar a “módica” – módica para ela, enorme para quem tem ordenados ou reformas de miséria ou, simplesmente, não tem nem uma coisa nem outra! – quantia de 255,00 Euros. “Muito dinheiro desperdiçado em risos e bebedeiras quando ao meu lado há gente a sofrer e a passar fome!” – disse. E não foi. E repartiu aquele dinheiro por vários cheques, entregando-os, depois, a este e aquele que lhes pareceu deles necessitarem para suprirem necessidades básicas.
Dá que pensar, não dá? Esta e outros que praticam acções semelhantes são os verdadeiros santos! Não os da Igreja, mas os de Cristo! Para a Igreja, santo tem de fazer milagres para provar – afirma pela voz da todo-poderosa Congregação para a Causa dos Santos – que está junto de Deus! Ora, “milagres” desses por aí não faltam! Basta querer encontrá-los! Mas, como já dissemos, os milagres não existem: são apenas fenómenos ainda não explicados pela Ciência. Portanto, os santos da Igreja também não existem...
Só aqui há uma pena: a minha amiga – alienada pelas teorias catequéticas que, desde pequenina, lhe incutiram no corpo e na alma – fez aquilo não só por solidariedade e para sentir-se bem consigo própria e a própria consciência, mas porque pensa que, assim, ganha o Céu junto de Deus para todo o sempre: a almejada e tão cobiçada vida eterna que a religião lhe promete. Que pena que se engane já que não há Céu nem Deus nele, nem vida eterna nenhuma, sendo tudo apenas da Fé! E o que é da Fé não pode merecer qualquer credibilidade... Ao que ela me responde: “Tem de existir: eu sinto-o, eu desejo-o, eu quero-o! Tão ardente desejo, tão forte querer não poderão ficar sem resposta!”
Enfim, de um lado a Ciência, do outro, a Fé! Que deverá o Homem aceitar? Qual delas o fará mais feliz, nesta vida que é a única certa porque sentida, vivida aqui e agora?...
No entanto, não há dúvida: haverá muitos santos e santas – verdadeiros! – que ficarão para sempre desconhecidos!

12 comentários:

  1. Já chamei pessoas próximas de "amigo"
    e descobri que não eram...
    Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada
    e sempre foram e serão especiais para mim.

    (Clarice Lispector)

    Feliz Semana....Beijos meus! M@ria

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Maria! Pelo pensamento, pela mensagem, e por se ter tornado seguidora do meu blog. Escrevo às segundas-feiras. Espero não desiludi-la nem com as mensagens nem com essa amizade interessante, próxima e distante, que se vai cimentando por aqui, nesta rede virtual dos nossos tempos.
    Um beijo.
    Francisco

    ResponderEliminar
  3. Bom Dia, Francisco...
    Vi um comentário seu no blog de um amigo e me interessei muito pela sua escrita. Estarei te seguindo a partir de agora e lerei suas postagens!!! Tenho certeza de que irei aprender muito com os seus textos e quem sabe compreender um pouco mais da política do Brasil tendo como base a política dos nossos colonizadores!!!

    ResponderEliminar
  4. E pego em mais uma deixa:
    "Enfim, de um lado a Ciência, do outro, a Fé! Que deverá o Homem aceitar? Qual delas o fará mais feliz, nesta vida que é a única certa porque sentida, vivida aqui e agora?..." (sic)

    Uma "Real", quase sempre e, a outra, talvez na maioria dos casos, "Fake". A real, não é a primeira vez que nos passa esta mensagem: "Até ao ano 'X', a ciência defendia que ...'Y'. Contudo, o Dr. 'Z', duma Universidade qualquer, algures, quiçá nos E.U.A., descobriu que .... E lá vai ser tudo alterado de novo.
    Por outro lado, muitos dos que dizem ter Fé, dizem que a teem porque terão é medo de que a sua dúvida acabe por ser punida por um Deus qualquer, que lança a sua espada e coisa e tal ... e tal e coisa, quando não cumprem as suas leis, ditadas não sei por quem, para que sigamos aquela outra estrada.
    Dr. Francisco Domingues, V. Ex.ª sabe muito bem dos males de que padecemos e eu também sei duma ínfima parte deles. Vou continuando por aqui, repito, se me permite, a ver se continuaremos de acordo. Pode ser?

    ResponderEliminar
  5. Maria, terei muito gosto em vê-la por cá. Sempre que quiser! Mas não precisa de dizer "Dr" nem "V.Ex.ª"...
    Ciência ou Fé, eu, apesar do step by step que é o caminho da Ciência, voltando às vezes atrás, prefiro-a à "outra". Acho-a muito mais humana, porque racional e não alienante das consciências. Todas as actuais religiões - valha-nos Deus! - deviam ter vergonha da alienação a que levaram e levam as pessoas, sobretudo as mais carenciadas, as mais pobres, as mais incultas. O mesmo se diga do paranormal que está avassalando o mundo...
    Não acha?

    ResponderEliminar
  6. Que Deus enfeite teu dia,
    e beije o teu coração.
    Para que tudo se acalme,
    e tenha um dia de amor,
    de esperança no futuro,
    e muito calor humano .

    Beijos & Flores.......M@ria

    ResponderEliminar
  7. Deus! O meu Deus não é o Deus das religiões, não! É o da Harmonia Universal onde nós somos partículas d'Ele como elos que aparecem e desaparecem e se transformam, nada realmente se perdendo nem se achando pois tudo em perpétuo movimento. Nós, como as estrelas! Talvez como o próprio Universo... A este Deus, o meu muito obrigado por ter tido o privilégio da VIDA! A cada pôr-do-Sol, a cada manhã que se levanta...

    ResponderEliminar
  8. Francisco,um excelente e muito bem escrito texto!Essa discussão entre ciencia e religião tb é muito antiga e creio que cabe a cada um seguir seu pensamento e sentimento.No final,o que vale é ser feliz e procurar fazer alguem feliz tb!Bjs,

    ResponderEliminar
  9. Anne, não poderia estar mais de acordo! É que a vida é só uma. Viva-se com crenças, fés, ilusões ou fantasias, não importa. E vivê-la bem implica vivê-la feliz, fazendo feliz alguém. Pudesse esse alguém ser o mundo inteiro..

    ResponderEliminar
  10. Faça de teu viver uma magia...
    Ofereça sempre uma flor,
    Não guarde no coração rancor.

    Faça de tua Alma vazia
    Um ser de grande esplendor...
    Em teu coração, cultives o Amor!

    (Poeta Dolandmay)

    Feliz Domingo e beijos meus! M@ria

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Francisco!

    Se me permite o tratamento informal...
    Obrigada pela sua visita e palavras deixadas no minha casa neste universo que é a Blogosfera.
    Li atentamente o seu comentário lá e o seu texto aqui.
    Responde-lhe com a franqueza que em mim é uma constante, sou agnóstica.
    Não condeno nada nem ninguém, desde que, em nome da sua fé e doutrinas não se cometam injustiças e mesmo crimes.
    Falo da Santa Inquisição e da Lapidação... e tantos outros.

    Um dos últimos livros que li, foi Caim. Curiosamente, ou não, pela primeira vez ri muito ao ler José Saramago.

    Meu amigo, neste aspecto, acho que está tudo dito.

    Bom Domingo
    Volte sempre, eu farei o mesmo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá, Ná!
    Estará tudo dito? Parece-me que ainda falta tanto por dizer, melhor, tanto por convencer as pessoas da VERDADE a que têm direito por seres racionais que somos! É por isso que eu luto. Gostaria de deixar o mundo bem melhor do que o encontrei, quando me for... Em todos os aspectos. Daí os meus dois blogs.
    Até amanhã! Pois, amanhã, postarei o meu plano de "trabalho" para o ano inteiro.

    ResponderEliminar