sábado, 11 de janeiro de 2020

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 252/?



À procura da VERDADE nos Evangelhos

Evangelho segundo S. MATEUS – 48/?

– É certamente um apelo ao celibato, quando Jesus diz: “Há homens castrados porque nasceram assim; outros, porque os castraram; outros ainda castraram-se por causa do Reino do Céu. Quem puder entender que entenda!” (Mt 19,12)
– Poderemos deduzir que, para quem não puder entender, também não haverá problema. Basta amar e perdoar ao próximo que alcançará o Reino do Céu, na mesma… Mas… o que é castrar-se por causa do Reino do Céu? É imperdoável que JC não tenha explicado o que queria dizer. Deveria falar claro para que todos o entendessem pois só assim cumpriria a sua missão.
Bem! Renúncia ao sexo ou ao casamento para estarem disponíveis para a comunidade sem compromissos de mulher e filhos, entende-se. Se bem que nem sempre é um mar de rosas, ter mulher e filhos!… Se não houver o tal amor ao próximo, a tal doação sem pensar em receber… o tal perdoar setenta vezes sete…
Enfim, se a salvação é para todos, tem de ser para os que entendem e para os que não entendem. Outra não poderia ser a justiça divina! Por isso, Cristo poderia muito bem ter omitido o “Quem puder entender que entenda!”…
– As crianças também servem de comparação para o reino de Deus: “Deixai vir a Mim as criancinhas (…) porque o Reino de Deus é dos que são como elas.” (Mt 19,14) - repete-se Jesus. E nós, também repetindo-nos: “Ser simples, ser como crianças… que vida nos propões, Jesus, para alcançarmos tal Reino? Que vida?” Mais uma vez palavras bonitas que não passaram de… palavras, metáforas sem sentido prático!
– Mas há mais… palavras! Estas, enigmáticas…: “Jesus disse ao jovem: «Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me!» Ao ouvir isto, o jovem retirou-se cheio de tristeza porque era muito rico. (…) E Jesus: «É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus.» Os discípulos, espantados, perguntaram: «Então, quem é que pode ser salvo? (…) Olha que nós deixámos tudo (…) Que recompensa teremos?» E Jesus: «Eu vos garanto: no mundo que há-de vir, quando o Filho do Homem Se sentar no trono da sua glória, vós, que Me seguistes, também vos sentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos e irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá muito mais e terá como herança a vida eterna.” (Mt 19,21-29)
– Enigmáticas e… dramáticas! Melhor dito: trágicas! E as perguntas novamente caem em catadupa:
Deixando, para já, “cair” o deixar tudo e seguir Jesus, o tesouro no Céu e a história do camelo…, perguntemos: “Então, há de certeza outro mundo? Qual? Onde? Como? Quando? Que provas nos apresentas, ó Jesus Cristo? E onde é que o Filho do Homem tem o seu trono de glória para nele Se sentar? E estará sempre sentado ou dará uns passeiozitos ali pelos paraísos perdidos do Céu?… E com que corpo Se sentará Ele?… E como será o trono? Grande safira como o descreveram os escritores do A.T?…” Meu Deus, como é grande a vontade de brincar com estas coisas, congeminar fantasmagorias e delirantes situações!… Mas logo perco tal vontade, por tudo bulir com o nosso fim último, o fim que realmente interessa a qualquer Homem, pois dele depende uma eternidade, eternamente feliz no Céu ou… infeliz no inferno! Se é que a eternidade existe, apesar das palavras “terá como herança a vida eterna” que não passam disso mesmo: PALAVRAS!

Sem comentários:

Enviar um comentário