segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O porquê da desonestidade intelectual (epílogo)

É óbvio o porquê da desonestidade intelectual, face às religiões, dos que se dizem intelectuais – mentores religiosos, teólogos, políticos! Um único: manterem o PODER! Aqueles sobre as consciências; estes, sobre os povos que governam, governando-se... Todos conluiados, todos usufruindo das benesses que tal poder lhes outorga. Obviamente, benesses materiais, embora apelem perversamente para o espiritual, o além, o transcendente! (Veja-se o aproveitamento pelas igrejas das romarias, dos santos, dos supostos “milagres”, das crendices de todo o género!)
Imaginemos – o que já foi sugerido, como hipótese académica, no meu livro “Um Mundo Liderado por Mulheres” – que os líderes religiosos mundiais das respectivas religiões aceitassem o método científico aplicado às suas religiões: “a dúvida metódica cartesiana” e começassem a pôr em dúvida todas as verdades até agora pregadas como incontestáveis. O que aconteceria? – Obviamente, nenhuma religião resistiria à sua falsidade ou inverdade! Pior: todos o crentes, incongruentemente ou talvez não, se revoltariam contra o clero – dos papas ou gurus aos sacerdotes, pastores, astrólogos, adivinhos..., todos os que se alimentam do manancial da crendice ou Fé - por lhes porem em causa aquilo em que, desde o berço, sempre acreditaram, aquilo que faz as delícias dos seus sonhos de paraísos tão desejados, quando não é a Fé na Virgem ou nos Santos a panaceia para os muitos sofrimentos de que vão sendo vítimas! A propósito, transcrevamos do mesmo livro, a páginas 73: «Imaginemos que o Corão tivesse sido escrito por uma mulher, também ela “inspirada” pelo arcanjo Gabriel que lhe revelaria a Palavra de Alá. Que diferenças surgiriam nele do início até ao fim? Talvez não houvesse versículo ou sura que ficasse imune à mudança. Menos a inicial: “Em nome de Alá, o Clemente, o Misericordioso”! Muito menos seria apregoada a “guerra santa” contra os “infiéis”, nem tão pouco se ofereceriam aos jovens que se imolassem pela “causa de Alá” dezenas de virgens que, após a imolação, estarão à sua espera num apetecível e deslumbrante Paraíso!... Imaginemos que a Bíblia tivesse sido escrita por mulheres. Que textos se manteriam e que outros seriam abolidos, transformados, humanizados? Certamente pouca credibilidade seria dada aos profetas, chamando-se apenas de escritores, nem aos levitas que viveram parasitariamente mais de um milénio à sombra e para o Templo! Deus-Javé a interferir nas histórias ou na História, também não; muito menos a eleger um povo para seu interlocutor, devido desde logo à tremenda injustiça para com os outros povos do mundo, sendo Ele a Suprema Justiça! Milagres, nem pensar! Paraísos e infernos obviamente que não! Mas a mensagem de fraternidade universal apregoada por Jesus, dito o Cristo, essa, sim, essa de certeza que se manteria e seria a sua coroa de glória!»
Na verdade, com toda a razão do mundo, eu acuso! Acuso de desonestidade intelectual todos os mentores religiosos, sejam eles quais forem, ou quais foram ao longo dos tempos, continuando hoje florescentes, abusando, obviamente da tendência para crenças dos humanos, quando não impostas por lavagens ao cérebro, ou perante a ameaça do fio da espada ou da condenação eterna nos Infernos. Todos: sheiks, imãs, gurus, rabinos, padres, sacerdotes, pastores, bispos, cardeais, papas! Todos interessados em manter o PODER temporal , mantendo o poder sobre as consciências dos que – alienados pelos medos e que ainda não alcançaram a libertação das peias que os amarram a tais medos, através da Ciência e do Conhecimento, utilizando a dúvida metódica como arma de defesa contra tais “assassinos” das mentes – lhes continuam fiéis, vá lá saber-se porquê!
Resta-nos formular um voto, um voto bem sentido: QUE A LUZ DA CIÊNCIA E DO CONHECIMENTO CHEGUE DEPRESSA A TODA A HUMANIDADE PARA QUE, LIBERTA DE TODOS OS MEDOS DA MORTE E DO ALÉM-VIDA INEXISTENTE, CONSIGA VIVER PLENAMENTE ESTA OPORTUNIDADE MARAVILHOSA QUE SE CHAMA “VIDA”, A ÚNICA POSSÍVEL, A ÚNICA QUE, POR PRIVILÉGIO, AQUI SIM, DE INSONDÁVEIS MISTÉRIOS DA NATUREZA FOI OFERTADA AOS HOMENS! Nos foi gentilmente, gratuitamente, ofertada!...

3 comentários:

  1. Excelentíssimo Sr. Professor Francisco Domingues.

    Espero que o Sr. Esteja interessado em ler e escrutinar o seguinte.
    Não se deve pôr a Ciência num Pedestal, porquanto o que a Ciência considera Hoje como Verdade, amanhã já não é. Apenas 4 Exemplos:

    • Cria-se, durante algum tempo, que o Homem só apareceu na Terra, depois da extinção dos Dinossauros.
    ♦ A Arqueologia, pelo contrário, apresenta provas, baseadas na investigação de fósseis, de que o Homem foi contemporâneo com os Dinossauros!

    • A Física Clássica de Newton, durante uma Era (cerca de 400 anos), foi a “Bíblia” dos Físicos.
    ♦ Porém, com o aparecimento da Física Moderna (Teoria de Quantum e a Teoria da Relatividade), quase toda a física clássica caiu por terra, para não dizer toda!

    • Durante muito tempo ensinou-se ou creu-se que havia três Raças diferentes.
    ♦ Hoje constata-se que, Geneticamente, não há diferença essencial entre: um Homem Branco, Preto ou Amarelo!

    • Sigmund Freud, durante um tempinho, foi “Rei” da Psicanálise, com a sua teoria de Édipo.
    ♦ Mesmo durante a vida de Frued. Carl G. Jung provou que Freud estava errado, por que não se poderia interpretar todos os fenómenos psíquicos ou mentais em termos Sexuais, segundo o pampsiquismo Freudiano!

    Tudo isto, o Sr. Professor Francisco Domingos conhece melhor do que eu. Pois, eu sou apenas um Leigo na matéria, que procura acompanhar os bons programas sobre Ciência, na Televisão.

    Agora com todo o respeito. Já se está tornando “chato”, em escrever no Blogue sobre o mesmo Tema: Religião. Em certas partes, o Sr. Professor está se plagiando a Si próprio. Levando em conta que o seu Blogue tem o Título: “Em Nome da Ciência”
    Penso que seria tempo de o Sr. começar a escrever sobre outros Assuntos actuais, importantes e relevantes!

    Com todo o respeito.
    João Cardoso

    ResponderEliminar
  2. PS

    A Ciência
    É a Barreira
    Para lá Fica
    O que não Sabemos

    ResponderEliminar
  3. Quem se coloca num pedestal é a religião, e a Ciência, como demonstrado no texto acima, não fica no pedestal, pois EVOLUI, APERFEIÇOA-SE, ou seja, não cria a verdade, pois busca a verdade. A Humanidade viveu séculos de TREVAS por causa da religião, e a Ciência a tirou das mesmas TREVAS ... Existem(existiram) milhares de religiões e deuses ... a CIÊNCIA e a VERDADE são apenas UMA. Abraços.

    ResponderEliminar