quarta-feira, 10 de julho de 2024

Confessamos a Deus todo-poderoso e ao mundo...

 Estamos cansados de lutar! Vamos de férias!

 Mas a luta pela VERDADE continua. A Verdade da Vida, a verdade do Universo, a Verdade de Deus e a Verdade do Homem em toda esta maravilhosa e misteriosa saga!

Vimos falando de Paulo que pregava a vida eterna, a ressurreição dos mortos, o Céu, Deus sentado no seu trono, com Cristo à sua direita, etc., etc.

Comparamo-lo com alguém que dissesse que a Terra era quadrada. É que não é pelo facto de Paulo pregar a vida eterna no Céu ou por esse alguém dizer que a Terra é quadrada que isso seja verdade. As provas possíveis dizem o contrário. A Terra é fácil de constatar que é redonda; a vida eterna – frustração das frustrações! – nada mas mesmo nada leva a crer que exista. Os mortos vão-se e nunca mais voltam testemunhar seja o que for. Portanto, bem podem os gurus das religiões afirmar a sua existência que nunca passarão de sinos que soam e se perdem no vento…

Mas… as férias! E cada um tem e goza as suas de acordo com tantos e tantos, os mais diversos factores que as determinam ou condicionam.

Nós já vamos nas quatro décadas de vida. Por isso, serão bem mais pacatas do que há vinte ou quarenta anos!

Mas, em qualquer idade, fazem bem! Ao corpo e à alma. É, para todos, a mudança de uma rotina que se instala e fastidia.

Só resta sermos capazes de tirar o melhor partido delas e termos energias psico-físicas para atirarmos para trás das costas tantas coisas que, mesmo nas férias, querem ensombrar-nos a alegria e o sorriso de viver!

Ah! Temos que ter forças para mandarmos para o raio que o parta o diabo que, a cada passo se intromete nos nossos neurónios com chatas mesquinhices, ocupando-os com um simples mas potente pensamento:

«Somos ainda vida! E não por muito mais tempo, seja qual for a idade, que a vida é sempre curta, mesmo que vá para além de uns aparentemente longos 100 anos! E – mais contundente e arrasador de qualquer ideia de pessimismo, ou frustração – não teremos outra oportunidade. Foi só esta! É só esta! Uma vez perdida, perdêmo-la para sempre! E é uma pena, caramba!...»

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Onde a Verdade da Bíblia? - Análise crítica - Novo Testamento (NT) - 407/?

 À procura da Verdade nas Cartas de Paulo 

Carta aos Efésios 1 - 2

 Pedimos desculpa aos cristãos por sermos tão críticos e demolidores do Cristianismo. Mas não temos alternativa perante a VERDADE dos factos. A consolação é que todas as outras religiões foram também inventadas por homens, mais ou menos sábios, mais ou menos espertos ou ambiciosos, qual Maomé que fundou o maometismo com fins políticos e de enriquecimento e que, agora, devido às suas leis rígidas passadas de pais para filhos, subjuga cerca de 2 biliões de seres humanos.

Posto isto, vamos a Paulo!

– “Fornicação, impureza e avareza não sejam nem assunto de conversa entre vós… O mesmo se diga de piadas indecentes, picantes ou maliciosas… Nenhuma pessoa imoral, impura ou avarenta terá herança no Reino de Cristo ou de Deus.” (5,3-6)

– Até se louva a elevada bitola do comportamento humano proposta por Paulo. Agora, excluir do Céu os que dizem piadas picantes, é que parece exagerado. (Embora o Céu não exista…)

– “As mulheres sejam submissas aos seus maridos. O marido é a cabeça da mulher como Cristo é a cabeça da Igreja. E assim como a Igreja está submissa a Cristo, assim as mulheres sejam submissas em tudo aos seus maridos.” (5, 22-24)

– E viva o machismo! Mas Paulo parece arrepender-se a seguir, em frases como:

– “Os maridos devem amar as suas mulheres como aos seus próprios corpos.” “Cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo.”(5,25-33)

– “Rezai incessantemente no Espírito com toda a espécie de orações e súplicas, vigílias, intercedendo por todos os cristãos. Rezai também por mim…”(6, 18)

– Nos muitos anos que nos dedicamos ao estudo das religiões, nunca percebemos o apelo incessante dos seus gurus à oração. É para pedir o auxílio de Deus para a vida do dia-a-dia (5 vezes ao dia rezam os muçulmanos)? É para louvar a Deus? E os católicos que, além de Deus e da Virgem, têm tantos santinhos e anjinhos a quem rezar?

Já aqui defendemos que o rezar dá conforto à alma do orante e paz e reconciliação consigo mesmo, pensando que está a reconciliar-se com Deus ou os santos. E isso é muito bom! Na verdade, Deus não atende nem súplicas nem orações, por muitas que sejam, simplesmente porque Ele não é o BOM HUMANO SUPERIOR que orienta lá do Céu (inexistente) a humanidade cá em baixo. E quem reza, salva-se, quem não reza condena-se ou fica sem sorte. Não! Já o dissemos: o Homem é um pequeno ser insignificante na saga universal, sem qualquer importância a que o Deus realmente verdadeiro não pode estar especialmente ligado. 

Mais interessante ainda: sendo Deus o TUDO onde TUDO se insere, o Homem é uma pequena partícula de Deus, partícula que apenas evolui e se transforma de acordo com as leis da vida onde apareceu, neste tremendamente imenso Universo, perdido algures, no Espaço Infinito que se confunde com o mesmo Deus!

Mas também nos questionamos: porque não permanecer vivos, depois da morte, numa qualquer forma de vida consciente, mas sem matéria - essa já se fora!... - portanto, em espírito?

Ah, que pena que a falta de informação por parte desses supostos espíritos nos deixe nesta eterna e frustrante incerteza!...