Claro é cópia fiel da pintura feita pelo evangelista São Lucas.
Seguidas
vezes, São Lucas visitava a Virgem Maria, colhendo
dela pormenores da infância
de Jesus. Foi numa dessas
ocasiões que ele, na própria tábua da mesa de cedro
que Nossa
Senhora usava para seu trabalho e oração, pintou sua imagem.
Diz a lenda que, ao iniciar a
pintura do rosto da Virgem Maria,
deteve-se pensativo, preocupado em exprimir
da melhor forma
possível toda a beleza da Mãe de Deus. Profundamente recolhido,
cochilou e adormeceu por alguns instantes e, acordando,
surpreendeu-se ao
encontrar o quadro pronto, no qual o rosto de
Maria, de celestial beleza,
estava pintado.»
A cor negra parece advir do fumo
de muitas velas ardidas em seus altares,
durante 13 séculos, até aparecer na
Polónia, palácio real de Ladislau, em
finais do século XIV, atribuindo-se-lhe
milagres, romances, mistérios,
construindo-se o seu santuário, perto de Varsóvia,
em Czestochowa.
Visitei-a. Lá estava. Escura e
nada bonita, nada da beleza celestial
anunciada, com duas riscas (dizem uns que
são as lágrimas da virgem
sofredora, outros, riscas feitas por espadas
assassinas…) rasgando-lhe
a face esquerda.
Caricato: agora, todos os dias a
Virgem “aparece”! Encenação quase
perfeita, criando suspense: uma capela grande; um altar; 14H30;
seis
sacerdotes vestidos de branco ajoelham; rufam os tambores; sobre o
altar, o quadro da pintura da Virgem negra, ricamente adornado,
coberto por uma tela; sobe a tela muito devagarinho; tocam trombetas;
as pessoas ajoelham; as pessoas choram; as pessoas imploram graças…
Silêncio! Tempo total: uma boa meia-hora. Depois, sai-se. Sem ruído,
que o momento é de recolhimento e de oração. Oração a uma pintura,
suposta réplica da suposta pintura de João…
Capela com a virgem negra, depois de "aparecida"
Quem terá inventado mais este “milagre” para fazer crescer o mistério desta
lenda que agora é venerada como real?
altar, o quadro da pintura da Virgem negra, ricamente adornado,
coberto por uma tela; sobe a tela muito devagarinho; tocam trombetas;
as pessoas ajoelham; as pessoas choram; as pessoas imploram graças…
Silêncio! Tempo total: uma boa meia-hora. Depois, sai-se. Sem ruído,
que o momento é de recolhimento e de oração. Oração a uma pintura,
suposta réplica da suposta pintura de João…
Capela com a virgem negra, depois de "aparecida"
Quem terá inventado mais este “milagre” para fazer crescer o mistério desta
lenda que agora é venerada como real?
Na Polónia, o ex-papa Santo João
Paulo II, (feito santo pelo mesmo
processo dos outros: curas supostamente
milagrosas mais ou menos
fundamentadas, mas, obviamente, forçadas…), pontua em
todo o lado:
igrejas, praças e jardins. Claro que, como bom e devoto polaco, (95%
dos polacos dizem-se católicos e 50% desses dizem-se praticantes),
visitou o
santuário da Virgem negra. Aliás, parece que não houve
santuário mariano no
mundo que ele não tivesse visitado. Os benefícios
desses seus périplos para o
tesouro do Vaticano – e o seu banco corrupto… -
foram e são, de certeza,
vultuosos. Nunca se saberá quanto, pois, nos
negócios como na Igreja, o segredo
é a alma!
Uma cópia de uma pintura! Uma lenda! Uma lenda baseada numa
tradição
antiga! Nada de Histórico, pois, nada de factual, nada podendo ser provado
como
tendo acontecido. Este fenómeno faz lembrar o que se passa por esses
santuários
do mundo, nomeadamente o de São Tiago de Compostela cuja
lenda virou de tal
modo "realidade" que as peregrinações são muitas e
exuberantes, desde séculos medievais com peregrinos provenientes de toda a
Europa, trilhando os célebres caminhos de
São Tiago ou…Santiago!
Afinal, quem inventou todas estas
lendas? Quem as alimenta e faz negócio
delas? Ou, se quiserem, para que serve a
religião? Melhor: a quem
serve a religião?
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